O Rico que resistiu de graça à 'graça irresistível' !!!!!

Defesa da fé cristã

O Rico que resistiu de graça à 'graça irresistível' !!!!!

Mensagempor Jorge » Seg Ago 31, 2009 5:21 pm

Pessoal, gostaria de saber como os calvinistas interpretam esta passagem.

(Marcos 10:21,22)
- E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
.
Jesus o amou.
.
Jesus o chamou.
.
Ele resistiu
.
..
...
Acredito que este versículo mostre claramente várias falhas do calvinismo, que naum poderiam responder (sem distorcer o texto ou negar sua doutrina) as essas perguntas:

*Como ele resistiu a 'graça irresistível' ?
*Nesse texto o rico escolheu ou Jesus decidiu por ele ??
*Se ele não era um escolhido, por que então Jesus o amou e o chamou ???.
*Deus ama aqueles que ele destina ao inferno ??? :crazy:
*Se ama por que não quer salvá-los ???

*
Antes de Jesus chamá-lo (segue-me) o rico veio a ele, mas Jesus disse que ninguém vai a Ele se o PAI não o enviar.Então:
.
*Por que Deus enviaria um não escolhido procurar a vida eterna em Jesus , se foi ele mesmo que o destinou ao inferno ??
*Deus chama aqueles que não podem ir ????!!!!!!
.
Se Jesus disse:"Não lançarei fora aquele que vier a mim."
*Jesus lançou fora o rico ??
.
..
Jhon Wesley :angel: diria:
""Chama aos que não podem ir, então representais o Filho de Deus zombando de suas necessitadas criaturas, por lhes oferecer o que jamais pretendia dar.""
.
..
...........................................
..
.
Como os calvinistas interpretam esta passagem ????!!!!!! :think:
Jorge
Taifeiro de 2a Classe
Taifeiro de 2a Classe

Data de registro: Dom Dez 14, 2008 9:51 pm

Re: O Rico que resistiu de graça à 'graça irresistível' !!!!!

Mensagempor Paulo Cesar » Seg Ago 31, 2009 6:45 pm

Pink diz que o jovem rico posteriormente foi salvo. Aqui.

Mas, porque este versículo vai contra a idéia de Pink que Deus eternamente odiou os não-eleitos, ele afirma que o jovem rico “era um dos eleitos de Deus, e foi ‘salvo’ algum tempo depois de sua conversa com nosso Senhor.” Escritura? Ele não apresenta nenhuma. (Citado em Laurence M. Vance, O Outro Lado do Calvinismo).

Para não entrar em contradição com a Bíblia, Pink prefere dizer algo que a Bíblia não diz.
"Não se pode negar que a doutrina da predestinação, tanto a de Calvino quanto a de Lutero na época do "Servo Arbítrio" (de Zwínglio, então, nem se fala) sofreu muita influência do determinismo; isto trouxe conseqüências funestas, e precisamos ter a hombridade de não ir atrás deles neste ponto." Karl Barth
Paulo Cesar
Administrador
Administrador

Data de registro: Sáb Ago 26, 2006 12:50 am

Mensagempor MadsonMarinho » Sex Set 04, 2009 1:01 am

OH menininho cadê teu pai... num sabo num sabo.....

aguardem estou preparando esta respostazinha bem fácil. eu gosto quando os arminianos pensam que estão com a bola toda!

preparem-se ! em breve!!!!!
pois saibam que responder não é encher linguíça como tenho observado respostas enormes em outros tópicos mas que se for para balança num dá um grama!
é só analisar as respostas dos calvinistas e a dos filhos de Armínio.

depois do feriadão (praia) responderei!
www.livrariadoseminarista.com façam seu cadastro!
MadsonMarinho
1o Sargento
1o Sargento

Data de registro: Seg Ago 10, 2009 9:30 pm

Mensagempor raidson » Sáb Set 05, 2009 1:20 am

Madson,

A Paz seja contigo,

Estou ansioso querendo ver sua resposta, mas por enquanto queria te dizer que apesar de ser arminiano, não me considero filho de Armínio, sou filho de Deus.

Outra coisa que queria dizer a você e aos demais irmãos calvinistas: O fato de sermos arminianos não nos torna imediatamente seus inimigos. O fato de acreditarmos em doutrinas soteriológicas diferentes não obriga a nos odiarmos. Digo isso pois tenho observado seus posts e sempre percebo neles uma carga muito grande de deboche com objetivo de humilhar, execrar, menosprezar e coisas do gênero. Tenho certeza que "não foi assim que aprendestes a Cristo - Ef 4.20". Não sei se em tua atual igreja já lhe ensinaram isso, mas creio que em seus tempos de Assembléia de Deus devem ter te ensinado que em uma situação como essa em que estamos, se vc acredita piamente que nós arminianos estamos errados, vc deveria tentar com todo amor ensinar o caminho certo, isso é a característica de um cristão verdadeiro, pois foi assim que Cristo agiu e devemos imitá-lo. Veja o exemplo de Maria Madalena. Quando a trouxeram à presença de Jesus ele usou de palavras doces, carregadas de amor, palavras tais que trasnsformaram a vida daquela mulher. Não quero acreditar que vc naquela circunstância estaria entre os acusadores com pedras nas mãos.

Em Cristo
Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Atos 20:24
raidson
Aluno 1a Série
Aluno 1a Série

Data de registro: Sex Ago 14, 2009 9:24 pm

Mensagempor Lucas » Sex Out 30, 2009 9:07 am

Faz mais de um mês que aguardo a resposta do Madson...
Lucas
2o Sargento
2o Sargento

Data de registro: Qua Ago 12, 2009 4:41 pm

Mensagempor delphicarlos » Ter Abr 13, 2010 2:45 pm

Jorge,
Em primeiro lugar a questão não é interpretar um trecho da Biblia. É interpretar o contexto inteiro. Vc pegou um trecho para justificar uma rejeicao a graca qdo na verdade, qdo lemos o texto inteiro o que vemos e outra coisa.
Quando lemos no verso 18 Jesus diz: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
Jesus está dizendo em outras palavras: Vc esta admitindo que sou Deus? Jesus reage a aproximacao daquele jovem, questionando se o jovem o considerava Deus. Aquele jovem nao cria que Jesus era Deus.
Em segundo lugar, aquele jovem tenta se justificar atraves da lei(Senhor tenho feito essas coisas desde a minha mocidade (v20))
Os mandamentos podem ser divididos em dois:
Responsabilidade do homem para com Deus (nao teras outros deuses diante de mim, amaras teu Deus de todo o teu coracao, etc.);
Responsabilidade do homem para com o homem(nao adulteras, nao mataras, etc.)

Quando Jesus cita os mandamentos ele cita esses mandamentos de responsabilidade do homem para com o homem. Mas Jesus deixa um de fora. Nao cobicaras.E quando Jesus diz que faltava algo e cita oq falta, Jesus está dizendo que o jovem e cobiçoso. Ele cobiçava as riquezas, ele era avarento. Mas a biblia tambem diz que avareza é idolatria (Col 3:5) . E isso quebra outro mandamento. Ele idolatrava a riqueza e o deus da riqueza e Mamon. Mas o mandamento diz: Nao tera outros deuses diante de mim. Mais um mandamento quebrado. Jesus está simplesmente dizendo aquele jovem QUE POR ELE MESMO ELE JAMAIS SERIA SALVO.

No verso 23 ao 27 lemos: Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?
Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.

Se acreditarmos que Jesus ofereceu a Salvacao aquele homem, e ele a rejeitou e Jesus mesmo diz que aos homens e impossivel salvar-se nao posso ver outra coisa senao a prova de que o Homem por si mesmo jamais aceitara a salvacao e que o que vcs chamam de Calvinismo esta correto.

Entao Jorge, voce pediu uma interpretacao de um calvinista, aqui esta ela. Baseada em todo o texto e contexto. Arraigada nas escrituras.
O seu texto isoladamente pode gerar ate mesmos pretencoes homossexuais dentro do cristianismo (Jesus olhando-o o Amou? que tipo de amor?) mas uma analise completa mostra que o texto quer provar que o homem jamais podera salva-se. O texto mostra um jovem que, naquele momento, ainda nao havia sido ressucitado de seus delitos e pecados e Jesus provando a ele que JAMAIS poderia ocorrer uma auto-ressureicao.

na paz,

Carlos
Temos ouvidos muitos sermoes arminianos mas nunca ouviremos uma oração arminiana pois um arminiano de joelhos orará como um calvinista. Ele não dará graças pelo seu livre arbitrio, mas agradecerá sempre a Deus por ser soberano em tudo e em todos, inclusive ao que tange SUA SALVAÇÃO.
delphicarlos
Taifeiro-Mor
Taifeiro-Mor

Data de registro: Seg Abr 12, 2010 9:17 am

Mensagempor cloves » Qua Abr 14, 2010 2:44 am

Prezados Irmãos e Amigos do Fórum,

Saudações Arminianas!

Achei muito interessante a resposta dada pelo Carlos ao Jorge e principalmente, a sua interpretação daquilo que ele – o Carlos – acha que é a verdadeira interpretação do texto em questão. Eu percebo que a interpretação do Carlos não é a interpretação do texto ou do contexto, como ele defende, mas um verdadeiro abandono da Escritura e uma clara defesa, não da sã doutrina, mas do Calvinismo. O contexto é claro: Jesus está a caminho de Jerusalém, um homem corre até Ele e o diálogo acontece. O homem está interessado na vida eterna e quer saber de Jesus o que pode fazer para herdá-la. Eu entendo que é possível admitir, com alguns cuidados, a exposição do Carlos nos primeiros cinco parágrafos da sua “resposta”. O que não se pode aceitar e admitir é a sua interpretação! Ela aparece a partir do sexto parágrafo! O problema aparece quando a partir do sexto parágrafo, como eu disse, ele abandona a Escritura e, claramente, vai após o Calvinismo, apesar da sua alegação de que a sua interpretação é “Baseada em todo o texto e contexto. Arraigada nas escrituras.” Aí ele mete os pés pelas mãos e acontece o desastre da sua interpretação! Quando ele destaca o texto “Para os homens é impossível” e claramente diz que o homem não poderia ser salvo por que não “havia sido ressucitado de seus delitos e pecados e Jesus provando a ele que JAMAIS poderia ocorrer uma auto-ressureicao”, ele realmente não está considerando a Escritura, mas a doutrina calvinista da Depravação Total. Nem o texto, nem o contexto, nem nada neles tem a ver com a Depravação Total, o que na verdade, ele (calvinista) quer dizer Incapacidade Total. A verdadeira interpretação desse texto e desse contexto é tão simples que parece trivial! Senão vejam: O homem do texto não foi justificado (salvo) diante de Deus pelas obras da Lei; e ele não foi salvo não por que foi incapaz de salvar-se (por causa da Incapacidade Total), mas, Jesus diz, por que ele confiava nas riquezas e não confiou Nele ou em sua Palavra ("por amor de mim e do Evangelho"), o qual é Deus, o amou e o convidou a segui-lo! Aprova disso é a própria Escritura, a partir do verso 26 que diz:
E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?
27 Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.
28 E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos.
29 E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
30 Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna
.”

Assim, se percebe que a entrada no Reino de Deus ou a vida eterna é resultado da (confiança) em Jesus e na sua Palavra; e essa vida eterna começa aqui na terra! O homem do texto, infelizmente, resistiu à graça "irresistível" para sua perdição. “Para os homens é impossível” salvar-se pelas obras da lei, ainda que corra para Jesus, “mas não para Deus,” pois Ele tem a iniciativa de salvar afirmada em Romanos 5:8 que diz: “ Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”, pois “ ninguém há bom senão um, que é Deus” que tornou possível a salvação a todos, principalmente àquele que crer em Jesus! Eu entendo que o Jorge está correto nas suas observações, pois quando se leva em conta a coerência do seu argumento com a Escritura, se evita vários problemas de interpretação, principalmente o de uma interpretação pré-concebida como foi a do Carlos.

Sola Scriptura!
Editado pela última vez por cloves em Qui Abr 22, 2010 11:52 am, no total de 2 vez
cloves
Taifeiro-Mor
Taifeiro-Mor

Data de registro: Qui Fev 19, 2009 2:10 pm

Mensagempor Lucas » Qua Abr 14, 2010 12:22 pm

Cloves,

É interessante. Jesus "conhecia bem os pensamentos dos homens", ou seja, ele conhecia muito bem as intenções daqueles que vinham ao seu encontro. Haviam aqueles que tinham a intenção de pegá-lo em "maus lençois" e aqueles que queriam de fato a vida eterna.

É só comparar este episódio do Jovem Rico ao do Doutor da Lei:

Jovem Rico (Marcos 10)

17 ¶ E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
18 E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
19 Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
20 Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.

Doutor da Lei (Lucas 10)

25 ¶ E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.

Percebeu a diferença?

Aquele que vem com boa intenção Jesus ama; porém aquele que vem com más intenções Jesus chega a ser até um pouco "seco".
Lucas
2o Sargento
2o Sargento

Data de registro: Qua Ago 12, 2009 4:41 pm

Mensagempor cloves » Qua Abr 14, 2010 10:04 pm

Prezado Lucas,

Saudações Arminianas!

Muito boa a sua observação. Confesso que eu não tinha pensado nisso!

Obrigado e Parabéns!

Soli Deo Gloria!
cloves
Taifeiro-Mor
Taifeiro-Mor

Mensagempor Yvson R » Ter Abr 20, 2010 10:41 am

Paz a Todos,

Cloves e Lucas,

Um amigo calvinista, outro dia, fez uso de um argumento que é o seguinte:

Jesus como Deus encarnado não tinha o conhecimento de quais eram os eleitos só o Pai sabia, assim como não sabia o dia e a hora que iria voltar. (achei até um bom argumento, no minimo diferente)

O que vocês acham?
Deus é amor,..(1 Jo.4:16)
Yvson R
Aspirante
Aspirante

Data de registro: Qua Set 16, 2009 4:17 pm

Mensagempor cloves » Qui Abr 22, 2010 12:26 pm

Prezado Yvson R,

Saudações Arminianas!

Achei muito interessante a sua questão e principalmente a resposta do seu amigo calvinista. Como diz voçê, ela é realmente "diferente". Porém, pra mim, essa resposta não resolve o problema. Mesmo se fosse verdadeira a sua argumentação - Jesus não sabia - ainda assim não resolveria o problema. É irrelevante, pois o texto e o contexto mostram claramente que o homem correu para Jesus, que o atendeu, o amou, o convidou a segui-lo e, finalmente, lamentou o fato dele rejeitar o seu convite e sair triste por que possuia muitas propriedades. O problema interpretação calvinista é o fato de colocar Incondicionalidade e Incapacidade Total nele. Só isso. Nada mais. Acredito que se o conceito de Incondicionalidade e Incapacidade Total forem abandonados a verdadeira interpretaão aparece. Foi o que eu tentei demonstrar quando enviei o meu "post". Voltando à argumentação do seu amigo calvinista, ao se lançar mão dela, é como se tentássemos colocar uma "câmara de ar de um Caminhão fora-de-estrada - aqueles usados em Mineração - (Escritura)" dentro de um "pneu aro 13 - aqueles usados em carro de passeio comum - (Calvinismo)"! Ou seja, isso seria colocar uma interpretação pré-concebida ao texto e contexto. Não existe coerência nisso. Seria forçar o texto a dizer aquilo que ele não diz. Assim, o melhor é interpretar a Escritura com a própria Escritura.

Foi um prazer e obrigado pelo comentário.

Sola Scriptura
cloves
Taifeiro-Mor
Taifeiro-Mor

Mensagempor Yvson R » Qui Abr 22, 2010 4:10 pm

Paz a todos,

Cloves,

Tens toda razão foi uma tentativa despudorada de adequar o texto/contexto ao calvinismo.

Carlos

Me corrija se eu estiver errado. A interpretação é: Jesus chama o jovem que não podem ir, para usar de exemplo que ele [não] podia vir. Lhes oferecendo o que jamais pretendia dar, ou o que pretendia dar depois?

E como é possível através desse texto chegar a conclusões homossexuais.(Esse pulo lógico eu não acompanhei)
Editado pela última vez por Yvson R em Sex Abr 23, 2010 2:25 pm, num total de 1 vezes
Deus é amor,..(1 Jo.4:16)
Yvson R
Aspirante
Aspirante

Data de registro: Qua Set 16, 2009 4:17 pm

Mensagempor delphicarlos » Sex Abr 23, 2010 7:43 am

Cloves, Graça e Paz querido.
Quando voce diz que "meto os pés pelas mãos" por afirmar o que voce chama de Depravação Total, na verdade estou apenas parafraseando Efesios 2:4-7
4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,
5 deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
7 para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Sobre a interpretação, o Jorge pediu uma interpretação Calvinista e eu a dei. E voce a ratificou ao afirmar que a Salvação vem de Deus. Eu vibrei quando li seu texto dizendo:“mas não para Deus, pois Ele tem a iniciativa de salvar" . Eu me deleito quando vejo a soberania de Deus sendo ratificada desta maneira!
Porem, antes, VOCE meteu os pés pelas mãos ao afirmar:
“Para os homens é impossível” salvar-se pelas obras da lei, ainda que corra para Jesus, “mas não para Deus,”

Por um acaso Jesus não é Deus?

E ainda voce diz: Jesus diz, por que ele confiava nas riquezas e não confiou Nele ou em sua Palavra ("por amor de mim e do Evangelho")
Porem o contexto deixa claro que Jesus está dizendo que todo aquele que larga todas as coisas importantes nessa vida para segui-lo receberá, ainda nessa vida, 100 vezes mais de tudo isso.
( E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
30 Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.”)

Portanto Cloves, quando for interpretar:
1 - Tenha certeza de suas convicções, afinal voce fez uma salada só!
2 - Tente ser imparcial. Afinal nao estamos aqui defendendo bandeiras... apenas pensando....

Na Paz,

Carlos
Temos ouvidos muitos sermoes arminianos mas nunca ouviremos uma oração arminiana pois um arminiano de joelhos orará como um calvinista. Ele não dará graças pelo seu livre arbitrio, mas agradecerá sempre a Deus por ser soberano em tudo e em todos, inclusive ao que tange SUA SALVAÇÃO.
delphicarlos
Taifeiro-Mor
Taifeiro-Mor

Mensagempor delphicarlos » Sex Abr 23, 2010 7:47 am

Yvson R escreveu:Paz a Todos,

Cloves e Lucas,

Um amigo calvinista, outro dia, fez uso de um argumento que é o seguinte:

Jesus como Deus encarnado não tinha o conhecimento de quais eram os eleitos só o Pai sabia, assim como não sabia o dia e a hora que iria voltar. (achei até um bom argumento, no minimo diferente)

O que vocês acham?

Olá Yvson R. Graça e Paz!

Bem, eu acredito no credo niceno-constantinopolitano, onde ficou definido nossa crença sobre a trindade. Jesus foi 100% homem e 100% Deus.
Afirmar que Jesus desconhece algo retira de Jesus um atributo divino: A Onisciencia. Logo Ele deixa de ser 100% Deus. Nós cremos em um Jesus 100% Deus? Acho que isso inclusive seria um bom novo tópico.
delphicarlos
Taifeiro-Mor
Taifeiro-Mor

Mensagempor cloves » Sex Abr 23, 2010 1:23 pm

Prezados Irmãos e amigos do Fórum,

Saudações Arminianas!

Realmente é engraçado como alguns calvinistas gostam de colocar “palavras” aonde não as colocamos. O Carlos diz que eu “ratifiquei” que a salvação vem de Deus; que “ vibrou” ao me ver admitir que a salvação vem de Deus; se “deleitou” ao ver a “soberania de Deus” ser “ratificada dessa maneira”; que eu é que “Meti os pés pelas mãos ao afirmar: ‘Para os homens é impossível’ salvar-se pelas obras da lei, ainda que corra para Jesus, ‘mas não para Deus,’”; me “aconselha” a ter certeza das minhas convicções e, finalmente me “aconselha,” a ser “imparcial” nas minhas argumentações, pois “Afinal não estamos aqui defendendo bandeiras... apenas pensando.....”. É realmente engraçada a sua “resposta”. Eu sinceramente esperava coisa melhor. O problema do Carlos realmente é com interpretação. Nada mais. Eu não sei como ele chegou a essas conclusões, pois está claro no meu “post” que não é nada disso. Pelo contrário. A minha convicção é tanta que simplesmente não existe uma outra interpretação para essa atitude: Paixão pelo Calvinismo! Senão veja: Quando afirmei: “Para os homens é impossível” salvar-se pelas obras da lei, ainda que corra para Jesus, “mas não para Deus,” eu não estava “ratificando” o dogma anti-bíblico e calvinista da Depravação Total, ou seja, da Incapacidade Total, como ele quer. Ficou claro no “post”, que “se percebe que a entrada no Reino de Deus ou a vida eterna é resultado da fé (confiança) em Jesus e na sua Palavra; e essa vida eterna começa aqui na terra! O homem do texto, infelizmente, resistiu à graça "irresistível" para sua perdição. “Para os homens é impossível” salvar-se pelas obras da lei, ainda que corra para Jesus, “mas não para Deus,” pois Ele tem a iniciativa de salvar afirmada em Romanos 5:8 que diz: “ Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”, pois “ ninguém há bom senão um, que é Deus” que tornou possível a salvação a todos, principalmente àquele que crer em Jesus!” Ou seja, a salvação é pela graça de Deus; por seu favor imerecido ao homem e não pela obras da lei. Nada mais que isso! Por isso é impossível ao homem salvar-se e, é por isso que, a salvação vem de Deus. E não a iniciativa (soberania) de Deus para endurecer o coração desse homem, para que ele assim, pudesse rejeitar a palavra de Jesus e sair triste. Jesus diz: “ninguém há bom senão um, que é Deus”, ou seja, Deus é gracioso e ama “o que se havia perdido (Lc 19.10)”, e por ser gracioso toma a iniciativa de salvar (preparou um plano de salvação) e ainda prova este amor pelos pecadores, quando Jesus morreu na cruz , (cumprindo assim, esse plano soberanamente traçado por Ele). O homem do texto, sim, queria uma “ratificação” de Jesus por ser um guardador da lei, mas ele jamais esperava ouvir de Jesus que “ainda” necessitava confiar Nele e na sua Palavra para a sua salvação. Ele pensava, como os calvinistas, que havia sido eleito “soberanamente” (veja Romanos 9.25 em diante) desde a fundação do mundo! Esse foi o motivo da sua decepção e por isso saiu triste. Pois além de confiar na sua justiça e na filiação com Abraão, confiava também nas suas riquezas (“ainda te falta uma coisa”), e não por que “O texto mostra um jovem que, naquele momento, ainda não havia sido ressuscitado de seus delitos e pecados e Jesus provando a ele que JAMAIS poderia ocorrer uma auto-ressureicao.” Nada esta mais longe da verdade! O texto de Efésios 2. 4-7 não resolve nada. Apenas é um texto usado isoladamente para apoiar, não o pensamento da Escritura, mas o dogma anti-bíblico da Incapacidade Total. Senão veja: o texto diz: “Nos deu vida juntamente com Cristo” ou “Deus nos ressuscitou com Cristo”. Perguntamos: como Deus nos deu vida ou nos ressuscitou? Pela fé ou pela “soberania de Deus” quando nos regenera para crer? É claro que o calvinista vai dizer que é pela “soberania de Deus” quando nos regenera para crer. Mas a Biblia diz que é pela fé. Veja o que diz a Escritura (o próprio contexto em questão) em Efésios 2: 8,9 diz: “Pela graça sois salvos , por meio da fé, e isto não vem de vós , é dom de Deus.” O calvinista vai dizer que a fé é o dom pelo qual o indivíduo (morto nos delitos e pecados, depois de ‘ressuscitado’) recebe a salvação. Mas será que é assim? A Escritura diz que não: veja Romanos 6:23 que diz: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Então, vemos que a Escritura diz que o dom é a vida eterna e não a fé. Em João 1:12 diz : “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”; e em Gálatas 3:26 diz: “ Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus”. Nós nascemos de novo (filhos de Deus) quando cremos em Jesus e não o contrário. A regeneração é pela fé! Em Romanos 4.16 diz : “Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei ( o homem do texto), mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós” e Romanos 5.2 diz: “Pelo qual (Jesus) também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.”
Assim, o homem do texto foi alvo da graça de Deus (“mas não para Deus”), porém não teve acesso a ela, por que resistiu à graça “irresistível” para sua perdição, por que não creu em Jesus e na Sua Palavra! A lamentação de Jesus é prova de que o homem era Totalmente Capaz para receber a salvação e não Totalmente incapaz como querem os calvinistas!

Sola Scriptura
Editado pela última vez por cloves em Ter Abr 27, 2010 6:39 pm, no total de 3 vez
cloves
Taifeiro-Mor
Taifeiro-Mor

Próximo

Retornar para Apologética