Cristão escreveu:Bom dia! como Moisés foi reprovado no critério da misericórdia sendo impedido de entrar na terra promedida se Rom.9:16 trata da condicionalidade da salvação e não na entrada da terra prometida em Rom 9:16, não entendi isso por favor me explique.
Meu irmão, tanto em Ex 33:19 quanto em Rm 9:15, faz referência aos
israelitas (no qual Moises estava incluso), e é verdade que Deus, no contexto de êxodo, estava deixando claro para Moisés que a misericórdia divina para perdão dos israelitas tinha critério soberano e não se subordinava a apelação de Moises em favor daquele povo para fazê-los entrar na terra prometida.
Ou seja, a misericórdia divina era CONDICIONAL por respeitar critérios pré-estabelecidos na obediência. Confira pela Bíblia Deus declarando para israelitas a CONDICIONALIDADE para entrada na terra prometida:
"
Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te INTRODUZA NO LUGAR que tenho preparado. Estai de sobreaviso diante dele e ouvi a sua voz. Não o provoqueis, porque NÃO PERDOARÁ a vossa TRANSGRESSÃO; pois nEle está o MEU NOME"(Ex 23:20,21).
Entretanto, a terra prometida aos judeus era a Canaã (terrestre) que é figura da Canaã celeste, ambas prometidas como terras do repouso (Hb 4:1,2,7-11) a quem obedecesse ao anjo do Senhor. Por isso, Paulo na carta de Romanos usa Ex 33:19 para comprovar que os critérios da misericórdia são soberanos para entrada na terra prometida, tanto a terrestre quanto a espiritual, que era a obediência ao anjo em que estava o nome de Deus: Jesus!
Portanto, Paulo tenta dizer em Rm 9:16 contra a idéia judaizante quanto a salvação (entrada na Canaã celestial) que a misericórdia divina não está fatalizada ao critério de descender de Abraão na carne; mas estava condicionado à sujeição a Jesus Cristo, para não tropeçarem na pedra de tropeço (Rm 9:32,33).
Cristão escreveu:e outra coisa que não ficou claro, não é Deus que sempre toma a iniciativa de buscar o homem para salvação, que na teologia arminiana chamamos de graça preveniente? capacitando o homem a escolher a Cristo, isso para todos
abraço
É bem verdade, que é Deus quem toma a iniciativa de chamar os homens para a salvação utilizando-se da Sua graça preveniente, porém o que eu discordei foi da interpretação calvinista que Rm 9:16 ensina que a fonte da salvação é Deus e que Ele toma a iniciativa na salvação, pois a exegese contextual prova que esse texto não trata dessa questão.
Se isolar o texto fosse válido para a interpretação como regra hermenêutica, então tanto os testemunhas de Jeová quanto a teologia gay estavam com a verdade, porque é isso que eles fazem. O problema é que os calvinistas não permitem a Bíblia explicar a Bíblia, como clama a regra master da Hermenêutica!