Esaú predestinado à condenação? Rm 9: 13

Interpretação de textos bíblicos

Re: Esaú predestinado à condenação? Rm 9: 13

Mensagempor Cristão » Dom Ago 01, 2010 12:52 am

Bom dia! como Moisés foi reprovado no critério da misericórdia sendo impedido de entrar na terra promedida se Rom.9:16 trata da condicionalidade da salvação e não na entrada da terra prometida em Rom 9:16, não entendi isso por favor me explique.
e outra coisa que não ficou claro, não é Deus que sempre toma a iniciativa de buscar o homem para salvação, que na teologia arminiana chamamos de graça preveniente? capacitando o homem a escolher a Cristo, isso para todos
abraço
Cristão
Taifeiro de 1a Classe
Taifeiro de 1a Classe

Data de registro: Qua Jul 21, 2010 1:23 pm

Mensagempor Ebenezer Oliveira » Seg Ago 02, 2010 5:03 am

Cristão escreveu:Bom dia! como Moisés foi reprovado no critério da misericórdia sendo impedido de entrar na terra promedida se Rom.9:16 trata da condicionalidade da salvação e não na entrada da terra prometida em Rom 9:16, não entendi isso por favor me explique.

Meu irmão, tanto em Ex 33:19 quanto em Rm 9:15, faz referência aos israelitas (no qual Moises estava incluso), e é verdade que Deus, no contexto de êxodo, estava deixando claro para Moisés que a misericórdia divina para perdão dos israelitas tinha critério soberano e não se subordinava a apelação de Moises em favor daquele povo para fazê-los entrar na terra prometida. Ou seja, a misericórdia divina era CONDICIONAL por respeitar critérios pré-estabelecidos na obediência. Confira pela Bíblia Deus declarando para israelitas a CONDICIONALIDADE para entrada na terra prometida:
"Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te INTRODUZA NO LUGAR que tenho preparado. Estai de sobreaviso diante dele e ouvi a sua voz. Não o provoqueis, porque NÃO PERDOARÁ a vossa TRANSGRESSÃO; pois nEle está o MEU NOME"(Ex 23:20,21).

Entretanto, a terra prometida aos judeus era a Canaã (terrestre) que é figura da Canaã celeste, ambas prometidas como terras do repouso (Hb 4:1,2,7-11) a quem obedecesse ao anjo do Senhor. Por isso, Paulo na carta de Romanos usa Ex 33:19 para comprovar que os critérios da misericórdia são soberanos para entrada na terra prometida, tanto a terrestre quanto a espiritual, que era a obediência ao anjo em que estava o nome de Deus: Jesus!

Portanto, Paulo tenta dizer em Rm 9:16 contra a idéia judaizante quanto a salvação (entrada na Canaã celestial) que a misericórdia divina não está fatalizada ao critério de descender de Abraão na carne; mas estava condicionado à sujeição a Jesus Cristo, para não tropeçarem na pedra de tropeço (Rm 9:32,33).

Cristão escreveu:e outra coisa que não ficou claro, não é Deus que sempre toma a iniciativa de buscar o homem para salvação, que na teologia arminiana chamamos de graça preveniente? capacitando o homem a escolher a Cristo, isso para todos
abraço

É bem verdade, que é Deus quem toma a iniciativa de chamar os homens para a salvação utilizando-se da Sua graça preveniente, porém o que eu discordei foi da interpretação calvinista que Rm 9:16 ensina que a fonte da salvação é Deus e que Ele toma a iniciativa na salvação, pois a exegese contextual prova que esse texto não trata dessa questão.

Se isolar o texto fosse válido para a interpretação como regra hermenêutica, então tanto os testemunhas de Jeová quanto a teologia gay estavam com a verdade, porque é isso que eles fazem. O problema é que os calvinistas não permitem a Bíblia explicar a Bíblia, como clama a regra master da Hermenêutica!
Ebenezer Oliveira
Aspirante
Aspirante

Data de registro: Sex Out 26, 2007 4:17 am

Mensagempor Ebenezer Oliveira » Seg Ago 02, 2010 6:28 am

Cristão escreveu:o v.17 ensina que Faraó foi usado por Deus apenas para a obra?

Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra”(Rm 9:17).

Se isolarmos esse texto poderemos dar qualquer idéia para ele, porém o que ele diz, dentro da linha de raciocínio de Paulo neste capitulo, é que, do mesmo modo que Deus usou Israel para revelar Seu nome e poder em toda terra usou Faraó também, e nem por isso foi obrigado a salvá-lo, e porque Deus deveria salvar os israelitas que tem o coração impenitente quanto ao de Faraó?

Cristão escreveu:e o verso 18 ensina misericórdia para a obra também?

“Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer”(Rm 9:18).

Como vimos no vs.17 Paulo fez um paralelo entre Faraó e os israelitas na questão da obra, porém pra enfocar que quando Deus usa alguém para obra Ele não fica obrigado a salvá-lo por causa disso. No entanto, esse vs.18 é o desfeche do vs.17 quando o Apóstolo sumariza que Deus pode usar Israel para obra pela aliança abraãmica, porém assim como fez com Faraó Deus pode permitir o endurecimento de qualquer um israelita também.

Agora, nos resta saber, pelo contexto paralelo, como Deus operou o endurecimento de Faraó? :think:

1°) Antes de Moises ir a Faraó, Deus já lhe havia informado que ele já tinha o coração endurecido:Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte”(Ex 3:19);

2) O modo de Deus endurecer o coração de Faraó era apenas permitir circunstâncias em que Faraó auto-endurecesse seu coração:
Então, Moisés e Arão entraram a Faraó e fizeram assim como o SENHOR ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente. E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e OS MAGOS DO EGITO FIZERAM TAMBÉM O MESMO COM OS SEUS ENCANTAMENTOS”(Ex 7:10,11).
E Moisés e Arão fizeram assim como o SENHOR tinha mandado; e levantou a vara e feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue.
PORÉM OS MAGOS DO EGITO TAMBÉM FIZERAM O MESMO COM OS SEUS ENCANTAMENTOS; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito
”(Ex 7:20,22);

3°) O contexto geral das Escrituras revelam que o ministério do endurecimento se baseia em precedentes de pecado no coração do homem é quando entra em funcionamento a Lei da semeadura, e não em um endurecimento arbitrário ou tirano como querem alguns:
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque TUDO O QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM CEIFARÁ. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”(Gl 6:7,8).
Segundo eu tenho visto, os que lavram iniqüidade e semeiam o mal segam isso mesmo”(Jó 4:8).

Um fraternal abraço...
Att.: Ebenezer Oliveira
Ebenezer Oliveira
Aspirante
Aspirante

Mensagempor Cristão » Ter Ago 24, 2010 1:32 am

Bom dia!
Quando puder me explique Romanos 9:17,18 também.
Obrigado
Rafi
Cristão
Taifeiro de 1a Classe
Taifeiro de 1a Classe

Mensagempor Cristão » Ter Ago 24, 2010 2:13 am

Irmão, me perdoe não tinha visto que já você tinha colocado a resposta sobre Rom.9:17 e 18.
Obrigado
Abraço
Cristão
Taifeiro de 1a Classe
Taifeiro de 1a Classe

Mensagempor Cristão » Ter Ago 24, 2010 2:45 am

Irmão, fiquei pensando nas seguintes questões 1) Romanos 9:15 tem o mesmo significado do verso 18 do mesmo capítulo, ou seja, Paulo está falando que a salvação não é obtida pelo fato de um judeu ser descendente físico de Abraão?
2) outra questão, os calvinistas enfatizam o verbo "querer" nos versos 15 e 18 e dizem que quando nós arminianos dizemos que a obra salvífica de Deus nestes versos é conforme a resposta de cada pessoa a aceitar ou rejeitar a Cristo, dizem que isso é procurar pelo em casca de ovo, ou dizer o que Paulo não quis dizer. Aí dizem que a salvação depende da vontade de Deus somente e não da nossa. Como devemos responder a essa questão?
obrigado
Cristão
Taifeiro de 1a Classe
Taifeiro de 1a Classe

Mensagempor Cristão » Ter Ago 24, 2010 2:46 am

Por favor me responda conforme a numeração
Cristão
Taifeiro de 1a Classe
Taifeiro de 1a Classe

Mensagempor Ebenezer Oliveira » Sáb Set 04, 2010 6:16 pm

Cristão escreveu:Irmão, fiquei pensando nas seguintes questões 1) Romanos 9:15 tem o mesmo significado do verso 18 do mesmo capítulo, ou seja, Paulo está falando que a salvação não é obtida pelo fato de um judeu ser descendente físico de Abraão?

A problemática que serve de pano de fundo do discurso de Paulo no capitulo 9 de romanos é exatamente a questão da condicionalidade para salvação dos judeus também, pois nele Paulo desconstrói a idéia de determinismo salvífico que se basea na descendência de Abraão.

No versículo 15 e no 18 Paulo tem a mesma intenção argumentativa contra o erro judaizante quando explicita que em questão de salvação Deus não privilegia raça alguma, e escolhe uns israelitas e rejeita outros dentre os israelitas. A justiça de Deus é universal e imparcial quando Seus santos e imutáveis princípios sinaliza para se compadecer ou para endurecer, pois aquilo que o homem semear isso também ceifará(Gl 6:7). :angel:
Ebenezer Oliveira
Aspirante
Aspirante

Mensagempor Ebenezer Oliveira » Sáb Set 04, 2010 7:17 pm

Cristão escreveu:
2) outra questão, os calvinistas enfatizam o verbo "querer" nos versos 15 e 18 e dizem que quando nós arminianos dizemos que a obra salvífica de Deus nestes versos é conforme a resposta de cada pessoa a aceitar ou rejeitar a Cristo, dizem que isso é procurar pelo em casca de ovo, ou dizer o que Paulo não quis dizer. Aí dizem que a salvação depende da vontade de Deus somente e não da nossa. Como devemos responder a essa questão?

A resposta é simples, porque se isolar textos fosse válido nas regras de interpretação, então não tínhamos como reclamar da interpretação dos testemunhas de Jeová. Pelos contextos aproximados e paralelos só existe uma interpretação válida dentro da linha de raciocínio de Paulo em Rm 9.15,18:

Que o querer e o correr dos judaizantes fora da justiça da fé não mudará os critérios de Deus quanto a salvação (Rm 9:6,31,32; 10:3,4).
"Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas"(Rm 9:6)
"Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei. Tropeçaram na pedra de tropeço"(Rm 9:31,32)

pois, os princípios pré-estabelecidos de Deus são soberanos para decidir se compadecer ou endurecer em resposta a atitude de cada judeu, pois o que o homem semear isso também ceifará
"Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido"(Rm 9:33).

"Mas contra Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente"(Rm 10:31).

"Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?
E Davi diz:
Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição"
(Rm 11:2,3,9)

Um fraternal Abraço...
Att.: Ebenezer Oliveira
Ebenezer Oliveira
Aspirante
Aspirante

Mensagempor Cristão » Ter Set 07, 2010 11:36 pm

Outro texto que gostaria de um esclarecimento é Romanos 9:20-22, esse trecho também é muito usado pelos calvinistas para justificarem o erro de que não temos livre-arbítrio para salvação.
por favor me explique como se deve interpretar corretamente esses três versísulos.

Deus te abençoe.
Cristão
Taifeiro de 1a Classe
Taifeiro de 1a Classe

Mensagempor Cristão » Ter Set 07, 2010 11:39 pm

Romanos 9:23 também.
Cristão
Taifeiro de 1a Classe
Taifeiro de 1a Classe