Calvinismo e Fatalismo

Teologia, principalmente, mas questões filosóficas também serão aceitas

Calvinismo e Fatalismo

Mensagempor andrevonheld » Sex Jun 04, 2010 4:32 pm

Queridos,
Não existe dúvida, de lado nenhum, que o calvinismo é, necessariamente, determinista.
Como fazer para tirá-lo do fatalismo?
A pergunta é sincera, pois eu não vejo como. Se avançamos o raciocínio na direção lógica, o funil vai só apertando e, de modo inconfundível, tem-se de recorrer à fé e ao mistério.
Mas, veja-se: a fé deveria ser o ponto de partida e não apenas uma correção de rumos em momento conveniente. E o mistério, se for assim, tudo é mistério!
Se alguém tiver uma boa resposta, especialmente do lado calvinista, eu agradeceria muito.
Um abraço e a paz!
Credo ut intelligam et intelligo ut credam.
- Agostinho de Hipona
andrevonheld
Aluno 3a Série
Aluno 3a Série

Data de registro: Ter Mai 25, 2010 9:14 am

Re: Calvinismo e Fatalismo

Mensagempor andrevonheld » Seg Jun 07, 2010 10:10 pm

Ninguém?
Será que todo mundo acha que calvinismo e fatalismo dão na mesma coisa?
Algum calvinista aí?
- Agostinho de Hipona
andrevonheld
Aluno 3a Série
Aluno 3a Série

Mensagempor Paulo Cesar » Ter Jun 08, 2010 8:33 am

Um calvinista jamais admitirá que o seu sistema sequer parece com o Fatalismo. Você pode notar isto quando eles lidam com esta objeção. Eles procuram salientar as diferenças entre os dois e descartam as suas semelhanças (que é onde está a raiz da objeção).

Qual é a resposta padrão dos calvinistas? Que o Calvinismo não implica em Fatalismo porque no Fatalismo forças cegas regem o universo e no Calvinismo quem está por trás de todos os acontecimentos é Deus. Isso responde a objeção? A meu ver, não.

É como se eu dissesse a um amigo que "suas mãos estão um gelo" e ele me respondesse que não, que suas mãos possuem dedos e um gelo não, que suas mãos são móveis e um gelo não, que suas mãos não se derretem e o gelo sim.

Mas quando eu disse "suas mãos estão um gelo", eu estava querendo dizer que, assim como um gelo, suas mãos estão muito frias. Nada mais do que isso. É óbvio que eu sei as diferenças entre o gelo e as mãos de meu amigo.

Só para ilustrar o que estou dizendo, deixa eu colocar uma resposta de Vincent Cheung a outro problema no Calvinismo, que é que "Se Deus determina tudo o que fazemos, de forma que não somos livres dele em nenhum sentido, então não somos nada mais do que robôs e fantoches". Ele diz:

"Primeiro, o fato de que Deus controla todos os nossos pensamentos e ações não nos faz robôs e fantoches, pois mesmo quando completamente controlados por Deus, os humanos são muito diferentes de robôs e fantoches. Os humanos têm mente — eles raciocinam, decidem, e se emocionam. De fato, visto que nossas identidades são preservadas mesmo quando a nossa alma se separa do nosso corpo, é mais correto dizer que os humanos são mentes que vivem em corpos. Robôs e fantoches não são mentes, mas são objetos inteiramente físicos. Eles não têm pensamentos para serem controlados, mas somente partes e propriedades para serem manipuladas."

Veja como ele passa a falar das diferenças entre um humano e um fantoche. Mas é claro que há diferenças e ninguém nega isto. Mas a objeção, novamente, não está nas diferenças mas nas semelhanças.

Mas, novamente, quando alguém diz que, no Calvinismo, não passamos de fantoches, não se está querendo dizer que somos objetos sem cérebros e que, como fantoches, Deus manipula os seres humanos por meio de cordinhas. A objeção leva em consideração que, assim como um fantoche precisa ser manipulado por uma pessoa para ele se movimentar, no Calvinismo os seres humanos precisam ser manipulados por Deus para ir para um lado ou para outro, para desejar uma coisa ou outra, para pensar numa coisa ou outra.

Com a objeção de Fatalismo acontece a mesma coisa. Se eu digo que o Calvinismo implica em Fatalismo, eu não estou querendo dizer que os dois sistemas são exatamente iguais. Eu sei que há diferenças. O que eu estou querendo dizer é que há entre os dois semelhanças fundamentais.

Eu uma vez coloquei a definição de Fatalismo aqui: "o fatalismo é a idéia de que tudo o que acontece, assim acontece inevitavelmente, e, portanto, nada podemos fazer além daquilo que fizemos ou faremos". O Calvinismo diz a mesma coisa. E é aqui onde mora a objeção.

Sabemos que no Fatalismo não há Deus, mas acontece que o princípio que guia ambos, Fatalismo e Calvinismo, são iguais, e deveria ser em cima disto que os calvinistas deveriam responder a objeção.

Pode ser útil, ainda, dizer que Agostinho desenvolveu a sua doutrina da Predestinação numa época onde a Igreja lutava contra o Fatalismo. Havia muitos grupos deterministas e fatalistas no início da era cristã. As ideias fatalistas sempre foram um problema de fora e depois de Agostinho passou a ser um problema de dentro do meio cristão.

O calvinista, na verdade, foge da objeção. Ele não entende a objeção ou se faz de desentendido para não responder em cima da verdadeira razão pela qual a objeção foi levantada. Como o meu amigo das mãos geladas, o calvinista dá uma resposta completamente insatisfatória.
"Não se pode negar que a doutrina da predestinação, tanto a de Calvino quanto a de Lutero na época do "Servo Arbítrio" (de Zwínglio, então, nem se fala) sofreu muita influência do determinismo; isto trouxe conseqüências funestas, e precisamos ter a hombridade de não ir atrás deles neste ponto." Karl Barth
Paulo Cesar
Administrador
Administrador

Data de registro: Sáb Ago 26, 2006 12:50 am

Mensagempor andrevonheld » Qui Jun 10, 2010 12:31 am

PC,

Perfeito!
Eu sempre tive essa mesma impressão.
Um abração e paz!
- Agostinho de Hipona
andrevonheld
Aluno 3a Série
Aluno 3a Série

Mensagempor andrevonheld » Sáb Jun 12, 2010 6:50 pm

Salve, salve, PC!

O exemplo das mãos geladas é mesmo ótimo!

Eu honestamente queria que algum calvinista desse uma resposta sobre o assunto.
Um abraço e a paz!
- Agostinho de Hipona
andrevonheld
Aluno 3a Série
Aluno 3a Série

Mensagempor Alexandre galvão » Sex Jul 30, 2010 2:18 pm

o fatalismo é a ocorrência cega de um destino cego que certamente ocorrerá...o calvinismo prega um destino certo decretado por Deus na sua soberania e trazido a realidade pela providência do Senhor Deus...
ès a diferença real e obvia... pois se pregar que Deus determinou o futuro é fatalismo, então, pregar que Deus sabe o futuro também é fatalismo. visto que se Deus sabe o futuro, então o futuro é certo da forma que Ele o visialisou... e de forma nenhuma pode ser mudado pelo "livre"-arbitrio...pois se assim fosse ela veria desta outra forma...

Pb. Alexandre Galvão
Alexandre galvão
Taifeiro de 2a Classe
Taifeiro de 2a Classe

Data de registro: Qua Jul 28, 2010 2:39 pm

Mensagempor Yvson R » Sex Jul 30, 2010 4:29 pm

Paz a Todos,

Desde já seja bem vindo Pb. Alexandre galvão,

o fatalismo é a ocorrência cega de um destino cego que certamente ocorrerá...o calvinismo prega um destino certo decretado por Deus na sua soberania e trazido a realidade pela providência do Senhor Deus...
ès a diferença real e obvia...

A diferença óbvia que se mostra está na força metafísica e na objetividade do fim (futuro)??.. se algo ou alguém(pessoal ou impessoal) se cego ou objetivo?

Gostaria de lhe informar que tais diferenças não livram o calvinismo do fatalismo. Colocando Deus como causa e o fim não cego mas proposital não retira as semelhanças entre o calvinismo e fatalismo. Antes o torna ainda mais cruel.

pois se pregar que Deus determinou o futuro é fatalismo, então, pregar que Deus sabe o futuro também é fatalismo.

Se determinar e conhecer o futuro(prever) forem a mesma coisa eu concordo com você mas como não são ...

visto que se Deus sabe o futuro, então o futuro é certo da forma que Ele o visialisou... e de forma nenhuma pode ser mudado pelo "livre"-arbitrio...pois se assim fosse ela veria desta outra forma...

Aí é que esta a questão o futuro que Deus conhece é resultado das ações dos agentes morais livres (incluindo também os Suas ações e seus decretos) não de uma determinação arbitraria dessas ações. Não é que o livre-arbítrio pode mudar o futura conhecido por Deus mas o futuro é resultado do arbitramento livre. Por isso pregar que Deus conhece o futuro, mesmo que isso o torne certo, nem de longe é fatalismo.

Caro Alexandre penso que o caminho seria demonstrar que o determinismo calvinista não resulta, lógicamente, necessariamente no fatalismo. Não dizer que todas as visões são fatalistas. (Não fez nada)

No Amor de Cristo
Deus é amor,..(1 Jo.4:16)
Yvson R
Aspirante
Aspirante

Data de registro: Qua Set 16, 2009 4:17 pm

Mensagempor Alexandre galvão » Sex Jul 30, 2010 10:25 pm

Olá Ivson!!!
bem interessante sua incoerência...

Aí é que esta a questão o futuro que Deus conhece é resultado das ações dos agentes morais livres (incluindo também os Suas ações e seus decretos) não de uma determinação arbitraria dessas ações.

vejo que vc concorda incoerentemente que Deus sabe o futuro, pois se na sua opinião o futuro é visualizado por Deus como a ação do livre arbitrio do homem e os acontecimentos são certos e não podem ser de outra forma, serão como de fato Deus visualizou...então como o homem aind pode continuar sendo livre para criar o futuro? interessante, como Deus pode saber um futuro que ele mesmo não idealizou? se tudo antes de ser criado passou pela sua vontade...ainda há um plano divino para vc Ivson...Jó 42... ? ou vc decidiu pelo seu livre arbitrio decidiu vi ao mundo, pois isso fazia parte do seu plano...
e vc associa o agente moral ao fato dele ser livre...o que é que tem a ver uma coisa com a outra...onde nas escrituras vc faz essa associação... pois somos seres morais porque fomos criados a imagem de Deus e não porque somos livres...

[b]incluindo também suas ações e seus decretos

decretos de quem de Deus ou do homem???

vc parece ser inconclusivo em seus argumentos e objeções...vc estabelece uma proposição sem prová-la...e isso revela a inconsistência de seus argumentos.

interessante!!! vcs querem que os calvinistas se defendam do fato que Deus detreminou todas as coisas e que tudo inexoravelmente acontece como Deus planejou e nunca acontecerá de outra forma, e que até as decisões dos seres humanos foram determindas, sendo elas corretas ou erradas(pecados)...e que os seres humanos são meros robôs ou fantoches...parafraseando o coléga paulo cesar citando Cheung... na verdade cheung diz que os robôs são mais livres que os humanos pois eles os robôs não tem mentes e vontades quando são guiados pelos cordões que os segura... nós humanos temos mentes racionais e vontades e mesmo assim somos guiados pelos cordões da providência...
Não um calvinista de verdade jamais negará tais assertivas... pois isto sim é o verdadeiro consistente calvinismo...
penso que vcs estão a procura de calvinistas inconsistentes que tentarão defender Deus da vossa fraca concepção do mesmo...Deus É SOBERANO e fará o que quer com aquilo que é dele...
UM ABRAÇÃO!!!
em CRISTO!!!!

jO 3.36 a IRA DE DEUS...
Lutero: Deixa Deus ser Deus.
Alexandre galvão
Taifeiro de 2a Classe
Taifeiro de 2a Classe

Data de registro: Qua Jul 28, 2010 2:39 pm

Mensagempor Alos » Sex Jul 30, 2010 10:42 pm

Paz do Senhor.

Apesar de toda controversia.
o Arminianismo trata apenas de possibilidades, suposições e nada mais. :risos:
Deus não é movido apenas pelo o que é certo,:clap:
Calvinismo é apenas realidade. :thumbup:
Alos
Taifeiro-Mor
Taifeiro-Mor

Data de registro: Sex Jul 30, 2010 10:35 pm

Mensagempor andrevonheld » Sáb Jul 31, 2010 1:29 am

Olá, Alexandre Galvão!
Seja bem-vindo.

Eu acho mesmo interessante que a sua postura seja exatamante igual a muitas que li aqui, pelo tom circular da argumentação, que vai mais ou menos na seguinte linha:

Se Deus sabe de todas as coisas que acontecerão, antes mesmo que elas aconteçam, então essas coisas vão ter que necessariamente acontecer. Se elas necessariamente vão acontecer, sem que haja possibilidade de Deus estar enganado sobre o que vai ocorrer, logo, elas estão determinadas previamente. Se estão determinadas previamente, logo foi Deus quem predeterminou. Se foi Deus quem predeterminou, então foi ele que quis.

Isso, simplesmente, não faz sentido, pois a colocação de que Deus tenha predeterminado qualquer coisa não tem NENUHMA relação lógica necessária com a afirmação de que Deus sabe de todas as coisas. Exista um vício de transmissão aqui, com um pequeno jogo de palavras entre determinado e predeterminado.

Determinado, no primeiro sentido ("vai ter que acontecer, pois Deus já sabe"), quer dizer que, assim como uma posição é sabida ela está determinada. Por exemplo, num campo de futebol, se eu digo que a bola está exatamente no meio do campo, quero dizer que sua posição está determinada. Se eu já vi a partida de futebol (suponhamos que eu tenha gravado para ver mais tarde, depois do horário normal do jogo), embora o que tenha acontecido já esteja determinado (por onde a bola percorrerá durante todo o jogo, quem fez gol, a torcida, etc.), não necessariamente o jogo foi predeterminado. Posso assistir à gravação quantas vezes eu quiser, que o resultado já está determinado, é verdade, mas não fui eu quem determinou o resultado.

Embora esse seja um exemplo bem tosco, acho que ele elucida a diferença entre determinação e predeterminação. A transposição de sentido parece ter causado muita confusão até hoje, criando um raciocínio circular.
Outra forma de ver que Deus pode saber de todas as coisas é que ele pode saber e chorar sobre o péssimo estado em que se encontra a maioria da população no mundo, embora tenha pleno poder para fazer o que quiser e, deliberadamente, por sua soberania, resolver não intervir nas relações humanas.
O Yvson colocou muito bem a questão, nem precisaria eu responder aqui.

Mas acho irônico você afirmar o que afirma justamente num tópico que fale sobre fatalismo.
Sua descrição é a do mais puro fatalismo, só que o agente dele é Deus.
Eu acho que a preocupação exagerada com a soberania de Deus extrapola qualquer limite do razoável no calvinismo, a ponto de afirmar que o pecado seja parte dos planos de Deus e não algo apesar dos planos de Deus, com o qual Ele, de forma amorosa e graciosa tece novos planos.

O fato de que Deus seja soberano não tem a ver com o fato de ele ter que determinar todas as coisas.
Na verdade, a afirmação de que Deus decreta todas as coisas é uma limitação da soberania de Deus e, por isso, o torna menos soberano.

Dizer que Deus determinou o mal, a peste, a fome, a morte, estupros, assassinatos e roubos é a mais insana loucura que eu já li e me impressiona ver como alguns cristãos sinceros repetem essa ladainha maluca há tanto tempo.

Alexandre galvão escreveu:pois somos seres morais porque fomos criados a imagem de Deus e não porque somos livres...

Isso e nada são a mesma coisa, pois moral necessita de liberdade para ser exercitada. A moral pode ser vista como o objeto, cujo mecanismo é a liberdade.

É impressionante, mas seu comentário é um exemplo fiel do tipo de argumentação de que o PC falou, sobre as mãos geladas.

Um abraço e fique em paz, sem a ira do Senhor.
Espero que sobre você nunca caia a ira do Senhor, mas apenas a Sua maravilhosa paz e graça, sobre todos os Seus filhos.
- Agostinho de Hipona
andrevonheld
Aluno 3a Série
Aluno 3a Série

Mensagempor andrevonheld » Sáb Jul 31, 2010 1:31 am

Alos escreveu:

Isso e os Power Rangers.
- Agostinho de Hipona
andrevonheld
Aluno 3a Série
Aluno 3a Série

Mensagempor raidson » Sáb Jul 31, 2010 11:53 am

andrevonheld escreveu:
Alos escreveu:

Isso e os Power Rangers.

André,
Você esqueceu de citar o "Papai Noel", ET´s e Gnomos.

Queridos, a questão do conhecimento antecipado de Deus sobre todas as coisas não está ligado, ou não quer dizer que ele tenha pre-determinado todas as coisas.
O Segredo está no fato de que Deus existe desde a eternidade e por toda a eternidade, ou seja, Deus existe fora da dimensão do tempo. É como se todas as coisas que aconteceram na eternidade passada e todas as coisas que irão acontecer na eternidade futura estivessem patentes aos Seus olhos alí, num só instante. Isso é difícil de compreendermos pois nossa existência é linear, ou seja, nós existimos na dimensão do tempo, onde todas as coisas acontecem umas seguidas as outras e nossa mente está limitada a isso. Mas para Deus as coisas não são assim. Para Ele todas as coisas e fatos são de Seu conhecimento no mesmo momento. E isso não quer dizer que Ele tenha pre-determinados as coisas, quer dizer apenas que ele sabe de todas as coisas no mesmo instante, pois ele não precisa do tempo para existir. :joia:
Saudações em Cristo
Raidson
Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Atos 20:24
raidson
Aluno 1a Série
Aluno 1a Série

Data de registro: Sex Ago 14, 2009 9:24 pm

Mensagempor Yvson R » Seg Ago 02, 2010 3:21 pm

Paz a todos!

Alexandre Galvão,

vejo que vc concorda incoerentemente que Deus sabe o futuro,

Penso que todos os teísta cristãos concordam que Deus sabe o futuro até mesmo você!
Mas se há alguma incoerência nisso você até agora não demonstrou onde está a incoerência.

pois se na sua opinião o futuro é visualizado por Deus como a ação do livre arbitrio do homem e os acontecimentos são certos e não podem ser de outra forma, serão como de fato Deus visualizou...então como o homem aind pode continuar sendo livre para criar o futuro?

Meu caro seu questionamento já foi respondido por você mesmo. Sua questão começa afirmando que o futuro é resultado das ações do livre arbítrio e no fim pergunta como o homem pode ser livre para criar o futuro?. Ao menos você refletiu na questão que formulou? Percebeu que você afirmou que o homem é livre para criar o futuro e ainda assim perguntou se ele pode criar o futuro de forma livre? :joia:

interessante, como Deus pode saber um futuro que ele mesmo não idealizou?

Isto se chama Onisciência, precisamente um das característica desta Onisciência, o conhecimento do futuro. Como você de forma implícita insinua que Deus só conhece aquilo que pré-determina então Deus (o deus calvinista) tem uma Onisciência débil. Posto que Ele tem TODO (Oni) o conhecimento (ciência), sabe tudo infinitamente, necessariamente esta contido neste conhecimento tudo quanto não pré-determinou. Que poder há em conhecer aquilo que pré-determina? Tal habilidade qualquer programador tem.

Fica claro que o calvinismo (ou pelo menos o seu) não só destrói a perfeição moral, Santidade, Amor Justiça, etc., de Deus como também limita sua Onisciência.

se tudo antes de ser criado passou pela sua vontade...ainda há um plano divino para vc Ivson...Jó 42... ?

Sim! Há um plano de Deus para mim e para toda criatura! E qual é o problema nisso?

ou vc decidiu pelo seu livre arbitrio decidiu vi ao mundo, pois isso fazia parte do seu plano...

Não confunda LIBERDADE para fazer TUDO com LIVRE-ARBÍTRIO. (Dê uma olha nos tópico/Teologia aqui mesmo que já esclarecemos)

e vc associa o agente moral ao fato dele ser livre...o que é que tem a ver uma coisa com a outra...onde nas escrituras vc faz essa associação... pois somos seres morais porque fomos criados a imagem de Deus e não porque somos livres...

O André já deu respostas suficientes para esclarecer a relação de necessidade que há entre agente moral e liberdade (livre-arbítrio). E de forma simples ele demonstrou que a liberdade é um atributo NECESSÁRIO a um agente moral.

[b]incluindo também suas ações e seus decretos

decretos de quem de Deus ou do homem???

Incluindo os decretos e ações de Deus. Minha afirmação foi: incluindo também os Suas ações e seus decretos. Talvez não ficadou claro por que somente esta Maiúsculo o primeiro pronome, então retifico; incluindo também as SUAS ações e SEUS decretos.

Ex: Deus decretou a liberdade de decisão e não pré-determinou todas as ações dos agentes morais. Pois o futuro é resultado tanto do decreto de Deus como das decisões dos homens.(este é apenas um dos exemplos)

E podemos ver isso através da revelação de Sua Palavra. Vamos a dois texto bíblico.

1.Deus não pré-determinou todas as ações dos agentes morais.

"E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração." (Jr 7.31).

2.Deus decretou a liberdade de decisão e chama o homem para fazer decisões;

“ Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal; porquanto te ordeno, hoje, que ames o Senhor, teu Deus, que andes nos seus caminhos e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas e te multipliques, e o Senhor, teu Deus, te abençoe na terra, a qual passas a possuir.
Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, então, eu te denuncio, hoje, que, certamente, perecerás; não prolongarás os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas
Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente,” (Dt 30.15 -19)

Antes que você diga que Deus não nos capacitou para decidir, os versos 11-14, nos informam ...

"O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance.
Não está lá em cima no céu, de modo que vocês tenham que perguntar: "Quem subirá ao céu para consegui-lo e vir proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? "
Nem está além do mar, de modo que vocês tenham que perguntar: "Quem atravessará o mar para consegui-lo e, voltando, proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? "
Nada disso. A palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe."
(NVI)

Sua dificuldade e de muitos irmãos está em entender que Deus é atemporal e que para Deus é sempre um eterno agora. Ele não esta preso a espaço-tempo como o Pr. Raidson objetiva demonstrou.

Não um calvinista de verdade jamais negará tais assertivas... pois isto sim é o verdadeiro consistente calvinismo...
penso que vcs estão a procura de calvinistas inconsistentes que tentarão defender Deus da vossa fraca concepção do mesmo...

Tivesse dito desde o começo de sua postagem nos pouparia tempo. Era só afirma: Creio no fatalismo, somente!! Concordo com você, penso que um calvinista coerente (coerência interna mas não bíblica) é aquele que afirma que o homem não tem liberdade alguma e que TODAS as nossas as ações e pensamentos já ESTÃO PRÉ-DETERMINADOS por Deus. Além de nos poupar tempo estaríamos nos aprofundando em outras faceta do calvinismo sendo objetivo e crescendo no conhecimento de Deus.

Quero informar que este tópico é para os calvinista que NÃO acham o calvinismo FATALISTA.
Mas se desejar demonstrar que o fatalismo é verdadeiro e bíblico fique avontade só acho que existe outros tópico para tal assunto. Caso queira discorrer sobre o assunto ...

No amor de Cristo!

Alos, Seja Bem Vindo!

Só um aviso amado, cuidado para não confundir realidade com especulação filosófica.

Um Abraço!
Yvson R
Aspirante
Aspirante

Mensagempor Yvson R » Seg Ago 02, 2010 7:46 pm

Paz a todos,

Ainda sobre o assunto da presciência de Deus o nosso irmão Leandro Oliveira lembrou-nos do diálogo de Evódio com Agostinho em seu livro "De libero Arbítrio" no cap.4 sobe o título "Obscuridade da relação entre presciência divina e liberdade humana"p.159-163. Penso que contribui para nossa discussão e entendimento desta questão, que é como segue (trecho)

"
Ev. ...confesso que não vejo ainda como não se contradizem estes dois fatos: a presciência divina de nossos pecados e a nossa liberdade de pecar.
Porque, enfim, Deus é justo. É preciso reconhecê-lo. E ele prevê tudo. Mas quisera saber em virtude de que justiça ele castiga os pecados que não podem deixar de acontecer. Ora, como o que ele previu não pode deixar de acontecer necessariamente, como não se há de atribuir ao Criador o que em suas criaturas inevitavelmente acontece?

Resposta: prever não é forçar

10. Ag. Conforme teu aparecer, de onde vem a oposição a nosso livre-arbítrio em face à presciência de Deus? Da presciência ou do caráter divino dessa presciência?
Ev. Sobretudo por ser presciência de Deus.
Ag. Então, se fosses tu a prever, com alguma certeza, que alguém haveria de pecar, não seria necessariamente que ele haveria de pecar?
Ev. Ao contrário, seria necessário que ele viesse a pecar. De outra maneira, minha previsão não seria uma presciência, por não se referir a fatos verídicos.
Ag. Nesse caso, se as coisas previstas acontecem necessariamente, não é porque a presciência é de Deus, mas somente porque há uma presciência. Porque, se a coisa prevista não fosse certa, não haveria presciência.
Ev. De acordo, mas aonde tudo isso nos levará?
Ag. Se não me engano, não se segue da tua previsão que tu forçarias a pecar aquele de quem previste que haveria de pecar; nem a tua presciência mesma o forçaria a pecar. Ainda que, sem dúvida, ele houvesse de pecar, pois de outra forma não terias tido a presciência desse acontecimento futuro. Assim também, não há contradição a que saibas, por tua presciência, o que outro realizará por sua própria vontade. Assim Deus, sem forçar ninguém a pecar, prevê, contudo, os que hão de pecar por própria vontade.

11. Ag. Por que, pois, como justo juiz, não puniria ele os atos que sua presciência não forçou a cometer? Porque, assim como tu, ao lembrares os acontecimentos passados, não os força a se realizarem, assim Deus, ao prever os acontecimentos futuros, não os força. E assim, como tens lembrança de certas coisas que fizeste, todavia não fizeste todas as coisas de que te lembras, do mesmo modo Deus prevê tudo de que ele mesmo é o autor, sem contudo ser o autor de tudo o que prevê. Mas dos atos maus, de que não é o autor, ele é o justo punidor.

Compreende, destarte, com que justiça Deus pune os pecados: pois ainda que os sabendo futuros, ele não é quem os faz. Porque se não tivesse de castigar os pecadores porque prevê os seus pecados, ele não teria tampouco de recompensar os que procedem bem. Visto que não deixa de prever tampouco as suas boas ações.

Reconheçamos, pois, pertencer à sua presciência o fato de nada ignorar dos acontecimentos futuros. E também, visto o pecado ser cometido voluntariamente, ser próprio de sua justiça julgá-lo, e não deixar que seja cometido impunemente, já que a sua presciência não os forçou a serem cometidos."

No amor de Cristo
Yvson R
Aspirante
Aspirante

Mensagempor Alos » Sex Ago 06, 2010 6:15 pm

Boa noite irmãos Raidson e Andrévonheld.

Já que vocês tem livre-alguma coisa,
Todas as decisões estão sobre suas vontades,
então ESCOLHAM NÃO PECAR.
NUNCA MAIS PEQUE EM SUAS VIDAS.
Ou vocês não conseguém dominar isso e escolher viver sempre santos sem pecar?
Chupa essa manga :) .
Cuidado!
Existe vários mundos em nosso mundo,
Cuidado para que seu livre-alguma coisa não se volte para a idolatria entre outros frutos da carne.
Ou até mesmo um dia você possa ficar louco e acabar se matando.
Já que tudo depende de vocês.
Alos
Taifeiro-Mor
Taifeiro-Mor

Data de registro: Sex Jul 30, 2010 10:35 pm

Próximo

Retornar para Teologia