Perseverança dos Santos X Apostasia Final

Compartilhe alguns estudos conosco

Perseverança dos Santos X Apostasia Final

Mensagempor Paulo Cesar » Ter Abr 17, 2007 12:47 am

PERSEVERANÇA DOS SANTOS X APOSTASIA FINAL

Os calvinistas costumam dizer que aqueles que crêem na doutrina da Perseverança dos Santos vivem mais confortáveis que aqueles que crêem na possibilidade de Apostasia Final. Os que crêem que a salvação pode ser perdida devem viver em constante preocupação (alguns chegam ao ridículo de afirmar que devem viver completamente desesperados). Tentarei mostrar que tudo isso não é verdade, e que a doutrina da Perseverança dos Santos não traz esse conforto todo que apregoam por aí.

Basicamente, a doutrina da Perseverança dos Santos diz que todos os eleitos irão perseverar na fé até o fim. Mas o que muitos calvinistas ignoram é que aqueles que crêem que a salvação pode ser perdida dizem a mesma coisa: todos os eleitos irão perseverar na fé até o fim! Não vejo como uma doutrina, até então, pode ser considerada melhor que a outra.

Dizem, ainda, que o arminiano não pode ter certeza de que irá finalmente salvar-se. Isto é verdade. Mas o lado bom é que os arminianos estão cientes disso. Já os calvinistas deveriam ter uma "preocupação" semelhante e o lado ruim é que eles não estão cientes disso.

Os calvinistas afirmam que é possível alguém ter certeza de sua salvação sem nem ao menos estar salvo. Muitos podem estar enganados, pensando que estão salvos, quando na verdade não estão. Afirmam também que, se alguém abandona a comunhão dos crentes, é porque nunca foi salvo, por mais que pareceu ser um deles. A prova de que alguém é verdadeiramente salvo é sua permanência na fé até o fim.

Se alguém observar atentamente estas afirmações concluirá que só há verdadeiro conforto, segurança e garantia para aquele que permanecer na fé até o fim. Antes disso, alguém pode estar completamente enganado quanto à sua salvação. Mas de que adianta conforto, segurança e garantia para aquele que já permaneceu na fé até o fim? Seria um conforto um tanto atrasado e desnecessário.

Enquanto a dúvida dos arminianos é saber se permanecerá salvo ou não, a dúvida dos calvinistas é saber se alguém é eleito ou não. Agostinho, por exemplo, dizia que é impossível saber se somos eleitos. Dizem que Lutero pensava da mesma forma, e morreu sem saber se seria salvo.

A conclusão é que as duas doutrinas dão praticamente na mesma. Há segurança para o eleito, mas se por um lado não podemos saber se somos eleitos, por outro não podemos saber se permaneceremos na fé. Ambos, calvinistas e arminianos, deveriam viver "preocupados". Estou dizendo "preocupado" por causa da acusação, e não porque eu acredito que crentes devem viver preocupados. Nem acho que combina crente com temor de perder a salvação.

Portanto, antes que numa doutrina da Perseverança dos Santos, devemos apoiar nossa salvação no testemunho infalível do Espírito Santo. O máximo que os homens podem dar é uma falsa segurança de salvação futura.
"Não se pode negar que a doutrina da predestinação, tanto a de Calvino quanto a de Lutero na época do "Servo Arbítrio" (de Zwínglio, então, nem se fala) sofreu muita influência do determinismo; isto trouxe conseqüências funestas, e precisamos ter a hombridade de não ir atrás deles neste ponto." Karl Barth
Paulo Cesar
Administrador
Administrador

Data de registro: Sáb Ago 26, 2006 12:50 am

Re: Perseverança dos Santos X Apostasia Final

Mensagempor vasili tsaisev » Ter Jun 26, 2007 2:31 pm

OOOpa, que legal. podemos perceber que existe uma preocupação nos calvinistas. não se vão apostatar, pois acreditam que não podem apostatar, mas na questão se são realmente eleitos. "estou aqui, mas sou daqui?" essa é a pergunta secreta que atormenta o calvinista. uma vez um amigo perguntou a um calvinista se ele era realmente eleito. ele disse que sim, com muita convicção e aí meu amigo disse a ele, então o que vc ainda está fazendo aqui, vá para a glória, coloque um revolver na cabeça e atire! ele disse, ahh, mas se eu colocar um revolver na cabeça e puxar o gatilho, Jeová não deixa a bala sair. meu amigo ficou sorrindo! então falou: então blasfeme contra o Espírito Santo! fale contra o Espírito, atribuindo a Deus as obras do diabo? o calvinista parou, pensou e disse: eu não vou fazer isso!
realmente, vivem apavorados! a pouco tempo, no estado onde moro, um pastor presbiteriano, com 40 anos de ministério, pregando a predestinação, colocou um revólver na cabeça e estourou os miolos!!! verdade. foi um golpe muito duro, mas aconteceu! parabéns Paulo César, pelo tópico, mas vamos esperar o comnetário dos colegas! paz.
"Tenho servido ao Senhor durante 86 anos e Ele nunca me abandonou, porque o abandonaria agora?" Policarpo de Esmirna, na hora do Martírio.
vasili tsaisev
Major
Major

Data de registro: Seg Jun 11, 2007 2:01 pm

Mensagempor Paulo Cesar » Dom Jul 01, 2007 7:37 pm

Não sei se é válido, mas eu usei este mesmo argumento contra um calvinista com quem debatia a questão da perseverança. Eu disse para ele mais ou menos assim:

"Pelo amor de Deus, não estou incentivando e nem mesmo quero que pense em fazer uma coisa dessas, mas digamos que você dê um tiro em sua cabeça, para onde você acha que vai, para o céu ou para o inferno, mesmo tendo certeza de sua salvação futura?"

Ele não quis me responder. Ele se limitou a dizer que nunca faria isso.
"Não se pode negar que a doutrina da predestinação, tanto a de Calvino quanto a de Lutero na época do "Servo Arbítrio" (de Zwínglio, então, nem se fala) sofreu muita influência do determinismo; isto trouxe conseqüências funestas, e precisamos ter a hombridade de não ir atrás deles neste ponto." Karl Barth
Paulo Cesar
Administrador
Administrador

Mensagempor Gil Rocha » Seg Jul 02, 2007 1:28 pm

Paulo Cesar escreveu:PERSEVERANÇA DOS SANTOS X APOSTASIA FINAL

A conclusão é que as duas doutrinas dão praticamente na mesma. Há segurança para o eleito, mas se por um lado não podemos saber se somos eleitos, por outro não podemos saber se permaneceremos na fé. Ambos, calvinistas e arminianos, deveriam viver "preocupados". Estou dizendo "preocupado" por causa da acusação, e não porque eu acredito que crentes devem viver preocupados. Nem acho que combina crente com temor de perder a salvação.

Portanto, antes que numa doutrina da Perseverança dos Santos, devemos apoiar nossa salvação no testemunho infalível do Espírito Santo. O máximo que os homens podem dar é uma falsa segurança de salvação futura.

:D Creia irmão Paulo Cesar, estou lhe aplaudindo antes de digitar essas linhas, sua conclusão é corretíssima, sou plenamente de acordo.
O 5º ponto do calvinismo, ou do arminianismo, deveria provocar nos crentes a mesma forma de viver o cristianismo: temor e reverência a palavra e ao Deus da palavra.

Paz.

Gil Rocha
Gil Rocha
Suboficial
Suboficial

Data de registro: Seg Jun 11, 2007 7:32 pm

Mensagempor Eduardo R. Sarmento » Ter Jul 03, 2007 3:56 pm

Paulo Cesar escreveu:Não sei se é válido, mas eu usei este mesmo argumento contra um calvinista com quem debatia a questão da perseverança. Eu disse para ele mais ou menos assim:

"Pelo amor de Deus, não estou incentivando e nem mesmo quero que pense em fazer uma coisa dessas, mas digamos que você dê um tiro em sua cabeça, para onde você acha que vai, para o céu ou para o inferno, mesmo tendo certeza de sua salvação futura?"

Ele não quis me responder. Ele se limitou a dizer que nunca faria isso.

Ele poderia responder: Caso fizesse isso não iria pro céu, pq não seria eleito, todos regenerados e eleitos pelo Espírito Santo tem plena consciência que infringir as normas de Deus como sendo um homicida (suicida), mágico ou fornificadores etc, etc, NÃO ENTRARÃO NO REINO DE DEUS. Por tanto não seria um escolhido quem tomasse essa atitude, todos que tomam estas atitudes não são eleitos.
Ou alguém acredita que um eleito pode fazer ou ser algum destes itens em Ap 21:8, não se arrepender e ir para o céu?
Eduardo R. Sarmento
Suboficial
Suboficial

Data de registro: Sex Set 01, 2006 3:13 pm

Mensagempor Paulo Cesar » Sex Jul 20, 2007 9:15 am

Mas o problema, Eduardo, é que ele dizia ter certeza de ser um dos eleitos, e como calvinista não vê diferença entre 'crente' e 'eleito', eu queria mostrar a ele que um crente, se voltasse à incredulidade, poderia se perder.
Paulo Cesar
Administrador
Administrador

Mensagempor Eduardo R. Sarmento » Sex Jul 20, 2007 10:12 am

Tá explicado, para um calvinista realmente fica difícil de responder...
Mas com uma possível fuga da resposta em si ele poderia dizer:
Eu não fui predeterminado a fazer isto.

O que acha Paulo?
Eduardo R. Sarmento
Suboficial
Suboficial

Data de registro: Sex Set 01, 2006 3:13 pm

Mensagempor Paulo Cesar » Sex Jul 27, 2007 8:01 pm

Sim, ele poderia dar esta resposta. Mas não está em jogo se ele vai se apostatar, mas se ele pode se apostatar. Os calvinistas não admitem nem mesmo que o crente pode se apostatar.
Paulo Cesar
Administrador
Administrador

Mensagempor fabiosalgado » Ter Jul 13, 2010 10:35 pm

Pessoal, postei um texto sobre a perseverança dos santos no meu blog, com ênfase nos textos de I João 2.19 e Hebreus 6.4-6. Aí está o link:

http://fabiosalgado.blogspot.com/2010/07/sobre-perseveranca-dos-santos.html
fabiosalgado
Taifeiro de 2a Classe
Taifeiro de 2a Classe

Data de registro: Qua Dez 30, 2009 3:34 pm

Mensagempor Paulo Cesar » Ter Jul 13, 2010 11:36 pm

Li e gostei. Valeu, fabio.
Paulo Cesar
Administrador
Administrador

Retornar para Estudos Bíblicos